Dados do último relatório Digital in 2018 avançam que já somos mais de 4 biliões de pessoas com acesso à internet. De acordo com a GlobalWebIndex, cada pessoa gasta, em média, cerca de 6 horas por dia online.

Ao nível dos negócios, cada vez mais, é essencial que todas as empresas, independentemente do seu sector de atividade, estejam presentes na internet, quer seja através de uma página nas redes sociais, quer seja através de um website.

Atualmente, o site é a única forma que temos de criar alguma coisa realmente nossa e da qual temos o controlo. Estar presente numa rede social é importante, no entanto, veja-se o exemplo do hi5 que terminou de um dia para o outro e todo o investimento realizado para a criação de conteúdos direccionados para esta rede social foi perdido. Num site dificilmente acontece isso, uma vez que somos nós quem tem o controlo, é nosso.

Os motores de busca são o meio mais utilizado para procurar informações sobre determinado produto ou serviço, sendo responsáveis por uma elevada percentagem do tráfego dos websites.

Neste momento o Google é o motor de busca mais utilizado em todo o mundo com uma quota de mercado de 92,74%. Em Portugal este valor já supera os 97% (dados da Statcounter de outubro de 2018). O Google utiliza uma lógica de algoritmos que enumeram as páginas por ordem da relevância do seu conteúdo. Estes algoritmos são constituídos por mais de 200 fatores diferentes e estão em constante mudança, alterando-se 500 a 600 vezes por ano.

O posicionamento nas páginas do Google tem uma grande influência no volume de tráfego recebido pelo website da sua empresa. De acordo com um estudo realizado pela Advanced Web Ranking referente a outubro de 2018, a primeira página de resultados do Google recebe 84,79% do tráfego ao passo que a segunda fica com 14,53%. Ficar na primeira posição neste motor de busca gera 34,17% do tráfego, seguido de 16,71% na segunda posição. O último lugar da primeira página recebe apenas 1,47% de tráfego.

O Search Engine Optimization (SEO) é a ferramenta que lhe permite de forma orgânica, ou seja, sem ter de pagar, posicionar-se nas primeiras posições dos motores de busca. Esta ferramenta consiste num conjunto de estratégias e técnicas de otimização de sites e páginas para que estes sejam mais facilmente entendíveis pelos motores de busca.

O SEO divide-se em duas vertentes distintas: on-page-SEO e off-page-SEO. No primeiro caso trata-se da optimização de SEO dentro do seu site (estrutura interna das páginas), no segundo refere-se à optimização de SEO que acontece fora do seu site (hiperligações, redes sociais,…).

Existem alguns princípios on-page-SEO que pode adotar para que o site da sua empresa possa chegar às primeiras posições do Google:

  • Criar conteúdo de qualidade – se o conteúdo que cria for relevante e original para o seu público-alvo, o aumento do tráfego para o seu site vai ser evidente;
  • Pesquisa por palavras-chave – utilize a ferramenta ubersuggest para o estudo das palavras-chave (keywords) na qual irá posicionar o seu website. Tente posicionar-se em palavras-chave onde existe baixa concorrência, mas que geram elevado volume de tráfego;
  • Otimização dos conteúdos multimédia – a utilização deste tipo de conteúdos no seu website é importante para aumentar a sua posição nos motores de busca. Atenção: vídeos e imagens de baixa qualidade ou baixa resolução podem ter um efeito contrário ao desejado;
  • Tempo de carregamento do site – quanto mais rápido for o seu website a carregar, melhor posicionado ficará. Maile Ohye, da Google, defende que 2 segundos é o tempo de carregamento aceitável para um site. Para medir a rapidez do seu site pode utilizar a ferramenta PageSpeed Insights da Google ou o Gt Metrixs, onde pode ainda encontrar algumas recomendações para tornar o seu site mais rápido;
  • Aposta no mobile – de acordo com os dados da StatCounter referentes a outubro de 2018, as pesquisas feitas em mobile já superam os 48%, por isso o seu website deve estar optimizado para poder oferecer uma excelente experiência a quem o visita através do telemóvel. A Google disponibiliza a Mobile Friendly um teste simples que avalia o quão compatível é o seu site com dispositivos móveis.

O algoritmo do Google dá também grande relevância à vertente do off-page-SEO:

  • Hiperligações – o facto de existirem links de outros sites direccionados para o seu site é visto pelo Google como uma forma de reconhecimento externo da importância de conteúdo, ou seja, é como se esses sites estivessem a recomendar o conteúdo do seu site a outras pessoas;
  • Redes sociais – os algoritmos do Google tem vindo a dar cada vez mais importância aos chamados sinais sociais, ou seja, todo o tipo de interacções nas redes sociais como sejam comentários, gostos, partilhas, etc. Ao partilhar conteúdo do seu site numa rede social, tiver um elevado número de interacções tem mais possibilidade de ficar melhor posicionado no Google.

Para obter mais resultados na optimização da posição do seu site no Google devem ser trabalhadas em conjunto as duas vertentes do SEO (on-page-SEO e off-page-SEO), uma vez que ambas contribuem para aumentar o tráfego do seu site.

O trabalho do SEO acarreta um conjunto de vantagens, a primeira e a mais evidente é a obtenção de um maior número de visitantes para o seu website. Um maior tráfego orgânico significa, na maioria das vezes, a geração de mais leads e obtenção de mais clientes, que consequentemente irá ter impacto no número de páginas visualizadas no seu site, no tempo despendido no seu website, nas suas vendas, entre outros. O facto do seu site aparecer bem posicionado no Google para determinadas palavras-chave é também sinónimo de credibilidade e notoriedade para sua empresa.

A grande diferença do SEO para outras estratégias pagas é, não só o retorno sobre o investimento, como também o facto do seu efeito se prolongar no tempo, ou seja, ao passo que quando paga uma publicidade apenas obtém resultados enquanto estiver a pagar, no SEO, mesmo parando de otimizar o seu site, esses efeitos vão prolongar-se por algum tempo.

Uma estratégia de SEO implica algum trabalho e investimento de tempo, que só produzirá efeitos a médio/longo prazo à medida que as páginas do seu website vão ganhando maior relevância no entendimento dos motores de busca.

Para que obtenha bons resultados no posicionamento do seu site nos motores de busca é necessário que o trabalho do SEO seja feito página a página e de forma contínua.

O site da sua empresa é a porta de entrada para os seus potenciais clientes por isso é importante que esteja o mais visível nos motores de busca, principalmente no Google.

Em que posição do Google aparece o website da sua empresa?

 

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