A TGA nasceu há 30 anos com o propósito de melhorar a capacidade de gestão e os resultados dos seus clientes. Os desafios mudaram ao longo destes 30 anos e a nossa atividade também. Para responder a estes desafios a TGA desenvolveu ao longo destes anos modelos de suporte à sua atividade. Procurámos sempre olhar para o futuro, estudar as ferramentas mais recentes que se aplicavam na gestão e adaptámo-las à realidade dos nossos clientes. Começamos pela gestão operacional, fomos introduzindo gradualmente a dimensão estratégica e depois integrámos as duas. Agora estamos a desenvolver e aplicar ferramentas para responder aos novos desafios da digitalização, sustentabilidade e responsabilidade social.
Mudança e inovação ao serviço dos nossos clientes foi sempre o nosso lema.
Os primeiros dez anos (1991 – 2001) foram anos de afirmação no mercado e de ajuste de ferramentas e abordagens, estando a atividade da empresa assente sobretudo no Ricardo Jacinto e em mim, dois dos cinco sócios fundadores da TGA. Começamos por desenvolver modelos de planeamento e controlo de gestão e de tesouraria para ajudar a melhorar a gestão operacional. Este serviço em 1991 era inovador na nossa zona e traçava uma diferenciação da nossa empresa em relação às outras que estavam no mercado. A generalidade das empresas de consultoria prestava serviços de contabilidade e fiscalidade ou elaborava candidaturas aos fundos europeus.
Esta diferenciação da nossa empresa manteve-se ao longo dos anos e traduz-se na implementação de ferramentas e metodologias de gestão atualizadas que se aplicam em grandes empresas e que nós adaptamos à realidade das nossas PME.
Tivemos a oportunidade de começar logo a trabalhar com o Sr. Manuel Novo da Erofio e com o Eng. Grácio da Vidromecânica/Icebel no apoio à gestão das suas empresas. Continuamos ainda hoje a trabalhar com o Eng. Grácio nos seus negócios e a colaborar pontualmente com o Sr. Manuel Novo (Erofio).
Trabalhámos e apoiámos a expansão da Farbeira (Cooperativa de Farmacêuticos, sedeada em Coimbra), nomeadamente na aquisição de outros distribuidores. Esta colaboração decorreu entre 1992 e 1998.
Em 1995 começamos a trabalhar com a Intermolde. Fomos contratados pelo Eng. Martins Ferreira para ajudar a fazer a passagem da gestão para os seus filhos, numa perspetiva de longo prazo. Esta colaboração ainda se mantém hoje, agora com os filhos à frente da empresa.
Em 1997 começámos a utilizar o BSC como instrumento para monitorizar o desempenho das empresas nossas clientes e começámos a trabalhar a estratégia ainda que de uma forma bastante insípida.
Em agosto de 2000 o Ricardo Jacinto, sócio fundador da TGA, na altura com 34 anos de idade, sofreu um grave acidente e nunca mais pode trabalhar. Foi uma grande perda para a nossa empresa.
Na década 2001-2011 a TGA consolidou a sua posição na consultoria em gestão. Para fazer face à perda do Ricardo reforçou-se o envolvimento do Cristóvão Ribeiro (que estava na TGA desde 1998) e da Cristina Trovão (que entrou em 2001). O Cristóvão Ribeiro trabalhou e desenvolveu os sistemas de planeamento e controlo de gestão. A Cristina foi fundamental para a implementação da qualidade, cujo maior benefício para a TGA foi a sistematização dos processos e procedimentos de consultoria e na certificação da TGA junto do INOFOR. Depois assegurou o planeamento, controlo e liderança na implementação da formação-ação.
A partir de 2004 a nossa empresa passou a colaborar com o IAPMEI na implementação do programa Gerir na nossa zona. Este programa iniciava-se com um diagnóstico das empresas e seguia com o desenho e implementação de um plano de atividades que incluía formação e consultoria para melhorar o seu desempenho. Depois colaborámos com o IAPMEI no desenho de um up-grade do programa gerir para consolidar os ganhos nas empresas em que já tínhamos intervindo. A experiência da nossa equipa em múltiplas empresas e a qualidade da coordenação dos programas permitiram-nos sermos considerados uma empresa de referência pelo IAPMEI.
O sucesso destas atividades fez com que o IAPMEI nos convidasse para implementar o programa QI-PME, com vista à integração de jovens licenciados nas empresas industriais. Este programa envolveu empresas desde a nossa região até ao norte do país dando enorme visibilidade à nossa empresa.
No âmbito destas parcerias com o IAPMEI fomos também convidados a participar no FINCRESCE como Consultores Nacionais de Benchmarking Certificados, para implementar o Benchmarking em 20 empresas. Passámos depois a utilizar esta ferramenta para apoiar diagnósticos.
Em 2006 celebrámos os 15 anos da TGA com uma conferência na Batalha que contou com o envolvimento e participação de cerca de 30 empresários da nossa região.
Foi na sequência do sucesso das nossas intervenções que em 2008 fomos abordados pelo Catim e pela NERLEI para implementar programas de formação-ação e posteriormente desenvolvemos também estes projetos com a NERVIR, o NERA e a ACIC.
Para fazer face a estes desafios a TGA reuniu à sua volta um conjunto alargado de consultores especialistas em todas as áreas da empresa. Como se realizaram intervenções em mais de 500 empresas de norte a sul do país, a dimensão da nossa equipa de consultoria ultrapassou as 60 pessoas. Desenvolveu-se consultoria em todas as áreas da empresa com principal incidência nas áreas operacionais: Financeira; Recursos Humanos; Operações; Marketing.
Com estes projetos, a nossa empresa adquiriu experiência e conhecimentos que permitem desenvolver e executar rapidamente diagnósticos nas áreas operacionais e estratégica das empresas e implementar medidas com impacto na performance.
Nos últimos 10 anos (2011-2021) a gestão da empresa passou a assentar na Cristina Trovão e em mim e reforçou-se a intervenção na área da estratégia.
Começámos com a celebração dos 20 anos da TGA e a realização de uma conferência com o tema Presente com futuro. Este evento teve a participação de mais de setenta empresas e foi um momento alto na vida da nossa empresa.
Para reforçar a dimensão estratégica passámos a usar o BSC como uma ferramenta de utilização comum na nossa empresa para gerir o processo de formulação e implementação da estratégia. Nos últimos anos e com o aumento do conhecimento que se tem adquirido no terreno e na investigação foi possível integrar a dimensão operacional com a dimensão estratégica à volta do BSC.
Continuámos a desenvolver programas de formação ação para melhorar a gestão das empresas, mas agora focados na região centro principalmente em colaboração com a NERLEI e a ACILIS.
Em 2013, com o intuito de reforçar a nossa contribuição para a divulgação da gestão, lançámos o blog pontoTGA onde temos publicado semanalmente um artigo sobre gestão.
Celebrámos os 25 anos da TGA com a edição do livro pontoTGA que incluía os artigos publicados entre 2013 e 2016 que considerámos mais relevantes.
Na senda da diferenciação, entre 2017 e 2019, concebemos e implementámos em parceria com a NERLEI ferramentas para controlar o risco operacional e estratégico das empresas.
Em 2017-18 e no âmbito do programa Empreender Leiria, criámos e desenvolvemos um conjunto de ferramentas para auxiliar os empreendedores a desenvolver e implementar o seu negócio, elaborámos um estudo sobre o estado da arte do empreendedorismo e um estudo sobre boas práticas de empreendedorismo.
Em 2019 iniciámos atividade na área das fusões e aquisições de empresas e a TGA ganha um novo sócio: Marcos Ramos, colaborador da TGA desde 2016.
Recentemente, na procura de soluções para enfrentar os desafios gerados pela pandemia Covid-19, participámos nos grupos de trabalho da indústria (Gabriel Silva) e comércio (Cristina Trovão) para a elaboração do Plano de ação Gabinete Económico e Social da Região de Leiria e publicámos no pontoTGA um conjunto de textos que ajudam a compreender e a agir neste contexto de incerteza.
Agora estamos a celebrar os trinta anos da nossa empresa e a preparar os desafios para os próximos dez anos. O futuro vai ser diferente, sempre foi assim, mas agora é necessário sermos mais ágeis, mais rápidos para nos adaptarmos aos novos desafios. Os tempos são de mudança exponencial impulsionados pela fusão das tecnologias.
Estamos prontos com a nossa equipa, agora constituída pela Cristina Trovão, Marcos Ramos, Cristiana Sá, Rita Reis e eu, para em conjunto com os nossos clientes continuarmos a melhorar a performance das suas empresas.
Agradecemos aos nossos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores os desafios que nos lançaram e que em conjunto ultrapassámos ao longo destes 30 anos. Foram esses desafios que nos fizeram ir mais longe.