O sol brilha lá fora e apetece sentar confortavelmente, seja na praia ou no campo, a ler um livro.
Já escolheu o seu?
Aqui ficam algumas sugestões de “quem escreve no ponto”.
Boa leitura!
SUGESTÃO 1, por Gabriel Silva
Gosto muito de Drucker e admiro profundamente as suas contribuições para a gestão por isso escolhi este livro: Joseph A Maciariello “Um ano com Peter Drucker – 52 semanas de Coaching para uma liderança eficaz”, Edição Gestão Plus. O autor foi aluno e colega de Drucker e ministrou o curso para MBA na Clarememnt University ” Drucker sobre Gestão” quando Drucker, por razões de idade, reduziu a sua atividade letiva.
De acordo com o autor “O propósito deste livro é partilhar técnicas de gestão de Drucker… este livro tem cinquenta e duas entradas, uma para cada semana do ano. Estão divididas em treze tópicos … para o ajudar a tornar-se um líder eficaz… cada entrada começa com uma introdução e exemplos que dão o mote e contexto para as lições da semana. A introdução é seguida de uma sequência composta por três partes: leituras reflexões e exercícios”…
A título de exemplo veja a semana 1, “desenvolver líderes, não funcionários. Os líderes fazem as coisas certas e pode confiar neles”.
Ainda neste tema e mais à frente “… Liderança significa garantir que as coisas certas são feitas. Não há dois lideres iguais … todos têm duas coisas em comum: asseguram-se de que as coisas são feitas e podemos confiar neles.”
Boa leitura e disfrute dos ensinamentos do mestre!
SUGESTÃO 2, por António Calheiros
A Cama de Procusto: Aforismos Filosóficos e Práticos, por Nassim Nicholas Taleb
Nassim Nicholas Taleb é aquele senhor que trouxe para o mainstream um conjunto de ideias contra-intuitivas através dos seus livros Fooled by Randomness (Iludido Pelo Acaso: A Influência Oculta da Sorte nos Mercados e na Vida), Black Swan (A Lógica do Cisne Negro) e Antifragile (Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos).
Neste livro ele traz-nos um conjunto de aforismos que nos provocam e levam a refletir e a questionar a forma como olhamos para a realidade. Fácil de pegar (pequeno e organizado), difícil de largar.
SUGESTÃO 3, por Marcos Ramos
No livro “O Homem Sem Dinheiro” de Mark Boyle, fundador da freeconomy*, um antigo empresário, desencantado com o sistema consumista decide em 2008 viver sem o recurso a dinheiro. Afasta-se da sociedade e ingressa numa exigente jornada para sobreviver longe dos confortos do mundo atual. Trabalhou como voluntário numa quinta onde se instalou na caravana que lhe havia sido doada, cultivou a sua comida e cozinhou num forno a lenha.
É um livro que nos permite refletir sobre o papel do sistema consumista e os modelos económicos na sociedade atual, a forma como influenciam a nossa qualidade de vida e mesmo a nossa saúde. Mostra as dificuldades pelas quais o autor passou no primeiro ano deste seu novo modo de vida e a forma como as ultrapassou.
Relata também a forma como as pessoas olharam para a sua experiência. Ao desafiar o “dinheiro” desafiou ao mesmo tempo um conjunto de pressupostos nos quais assentam a estrutura da sociedade atual.
*Entidade sem fins lucrativos cujos objetivos são “libertar o mundo dos sistemas económicos injuntos e redistribuir os recursos globais de modo justo e igualitário.” Para tal promove a troca direta de bens e serviços e a partilha de recursos através de várias iniciativas.
SUGESTÃO 4, por Anabela Martins
“Faz Acontecer” de André Leonardo.
A confirmação de que vale a pena sonhar, acreditar e ir em frente!!!!
“Dar a volta ao Mundo faz parte do imaginário de muitos de nós, mas quantos ousámos tornar esse sonho realidade? Quantos continuamos a alimentar esta ilusão na esperança de um dia se torne realidade, adiando para amanhã e depois de amanhã muitos projetos, arranjando desculpas para não ter feito, em vez de soluções para fazer acontecer?”
SUGESTÃO 5, por Cristiana Sá
Quem nunca sonhou em ser rico?
“Pense e fique rico”, um livro da autoria de Napoleon Hill, é um clássico da literatura, que pretende dar a conhecer receitas efetivas de como ganhar dinheiro.
Napoleon Hill, um jovem jornalista, foi desafiado por Andrew Carnegie a entrevistar 500 milionários com a missão de estudar os seus hábitos e filosofias de sucesso e tentar perceber o que tinham essas pessoas em comum.
Como resultado dessa pesquisa de 20 anos efetuada por Hill resultaram uma série de princípios que devemos seguir para alcançar o sucesso e que foram compilados neste livro.
Excelentes sugestões.
Porém, tenho neste momento “Como avalia a sua vida” de Clayton Cristensen para começar…
Obrigado!
Excelente livro! Fez parte da nossa seleção o ano passado. Gostou?
Ainda estou a ler e estou a gostar muito: grandes, boas mas simples teorias para melhor gerir a vida profissional e pessoal. Delicioso o capítulo que fala sobre o batido de leite!!!