Dando continuidade ao proposto na semana passada, seguem-se mais algumas sugestões para levar na mala nas férias.

Boas leituras!

 

Sugestão 4, por Gabriel Silva

“From Incremental to Exponential: How Large Companies Can See the Future and Rethink Innovation” de Vivek Wadhwa,  Ismail Amla e Alex Salkever

Este é um livro interessante sobre a inovação e como as empresas se devem posicionar face às mudanças tecnológicas que estão a acontecer. Todas as empresas vão ser influenciadas pelas mudanças que resultam da integração de tecnologias e que fazem parte da chamada revolução digital.

Além de explicarem e mostrarem com exemplos as trajetórias de sucesso de empresas como a Tesla e a Uber, também mostram como a Logitech, a Microsoft, a NextEra Energy e a Walmart se transformaram em empresas inovadoras.

Os autores defendem que passámos de mudanças incrementais (que se traduzem em melhorias incrementais, por exemplo 10% ao ano) para mudanças exponenciais, como dizem os autores, de milhões para triliões de dólares (veja-se o crescimento exponencial da Tesla, Uber e Airbnb).

Qualquer empresa pode tornar-se inovadora desde que, como sublinham os autores, façam as mudanças certas, apliquem as novas táticas e, o mais importante, libertem o poder das pessoas para pensarem de forma mais abrangente, atuem com mais ambição e que tenham sonhos mais ousados.

O sucesso da Amazon no negócio da Cloud e da SpaceX mostram como se transformam negócios e se transformam sonhos impossíveis em empreendimentos de sucesso.

sugestão de leitura

 

Sugestão 5, por Rita Reis

“7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes” de Stephen R. Covey

Os 7 Hábitos de Pessoas Altamente Eficazes é um livro lançado em 1989 com mais de 15 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, considerado por muitos um best-seller de desenvolvimento pessoal.

O autor Stephen Covery afirma que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos, hábitos esses que de modo progressivo, sequencial e altamente integrados permitem o desenvolvimento da eficácia pessoal e interpessoal. E a eficácia está no equilíbrio entre a produção dos resultados desejados e a capacidade de produção, formula que se aplica tanto na vida pessoal como nas organizações.Segundo o autor este equilíbrio é a verdadeira essência da eficácia e é na definição da eficácia que se baseiam os 7 hábitos.

Mas será que numa sociedade em constante mudança e num mercado global estes hábitos ainda fazem sentido?

O autor afirma que sim, porque os nossos problemas e a dor são universais e as soluções dos problemas sempre se basearam e basearão em princípios universais e atemporais, comuns a todas as sociedades ao longo da história.

Trata-se de um livro de leitura fácil que nos convida a uma mudança de paradigma – a uma alteração que afeta o entendimento e a ação no que diz respeito à produtividade, à gestão do tempo, ao pensamento positivo, à proatividade, e que nos deixa a refletir sobre o poder e a responsabilidade que temos no alcance dos nossos sucessos.