Dando continuidade ao proposto na semana passada, seguem-se mais algumas sugestões para levar na mala nas férias.
Boas leituras!
Sugestão 5, por Ricardo Carvalho:
“Isto é Marketing”, de Seth Godin
Hoje falar de marketing é falar de marketing digital, o que pessoalmente considero… um problema. Antes do digital tem que vir o marketing e, infelizmente, cada vez menos se assiste a essa boa prática. A meu ver, deve-se (não só mas também) a um proliferar de profissionais e agências “do digital” que – com alguma frequência – de marketing pouco ou nada têm… Tudo isto para falar de (mais) um fantástico livro de Seth Godin, que nem sequer traz nada de muito novo, mas tem a grande vantagem de juntar na mesma obra uma seleção das suas principais reflexões acerca da matéria. Recomendo vivamente, a quem queira dedicar-se em mais profundidade ao marketing, seja ele digital ou não.
Sugestão 6, por Rafael Cruz:
“Vencedoras por Opção: Incerteza, Caos e Sorte”, de Morten T. Hansen e Jim Collins
Apesar do mundo de incerteza em que vivemos existem empresas que têm sucessivamente resultados e conseguem atingir o sucesso, mas quais as razões para que isso aconteça?
Os autores, após nove anos de pesquisas, complementadas com histórias fascinantes, revelam os princípios para conceber uma empresa de sucesso.
Numa linguagem acessível a todos e sem enfados teóricos, é um livro que indica estratégias adotadas por empresas vencedoras para singrarem neste mundo de incerteza e caos.
Sugestão 7, por Cristina Trovão:
“A idade das descobertas – O segundo Renascimento”, de Ian Goldin e Chris Kutarna
Vivemos numa época extraordinária onde experienciamos uma evolução sem precedentes. Ao longo deste livro os autores vão descrevendo a nossa época e a evolução da comunicação, da medicina, da ciência, dos nossos hábitos, dos mercados financeiros, do comércio, das migrações, etc estabelecendo um paralelo com o que foi a época da história que ficou conhecida como o Renascimento. Será este um segundo Renascimento?
Partindo da ideia de Maquiavel que no séc. XVI escreveu:
“Quem desejar prever o futuro deve consultar o passado, porque os acontecimentos humanos assemelham-se sempre aos de tempos anteriores. E isto provém do facto de serem originados por homens que foram, e sempre serão, animados pelas mesmas paixões. O resultado é os mesmos problemas existirem sempre em cada época.”,
os autores alertam-nos para os riscos inerentes a esta evolução e mostram-nos como a humanidade os ultrapassou no passado.
Uma das grandes mais-valias deste livro é a forma como está fundamentado, apresentando sempre dados concretos provenientes de inúmeros estudos, o que o torna numa excelente referência da nossa evolução histórica, social e política.
Mas apesar de todos estes números e factos, este é um livro de leitura fácil e fluída que nos prende do princípio ao fim.
Sugestão 8, por Cristina Trovão:
“Impacto – Como comunicar em público”, Norberto Amaral
Para comunicar de forma eficaz não basta ter uma mensagem importante. A forma como estruturamos a mensagem e como a entregamos é determinante para cativar a nossa audiência. Quantas vezes já assistimos a uma conferência sobre um assunto que realmente nos interessa e não conseguimos manter a nossa atenção?
Neste livro, bem estruturado e de leitura fácil, Norberto Amaral transmite-nos metodologias preciosas para tornar as nossas comunicações mais apelativas, com base na sua experiência profissional e na sua experiência enquanto Toastmaster e organizador do TEDxPorto.
Uma das grandes mais-valias deste livro é que, sendo escrito por um português, tem em conta a nossa cultura diferenciando-se assim de forma muito positiva dos inúmeros livros sobre comunicação que encontramos no mercado onde muitas vezes encontramos excelentes metodologias mas que não nos sentimos confortáveis a aplicar e que duvidamos que sejam eficazes para a nossa audiência.
Outra grande vantagem é que as metodologias apresentadas estão bem testadas em diferentes ambientes e são apresentadas de forma bastante prática, permitindo que agora o leitor as aplique com segurança.
Aproveite as férias e inicie a descoberta. No regresso é só treinar e aplicar.