Está ou vai de férias?
Quer levar um livro para ler e está em dúvida sobre qual escolher?
Fique com as sugestões de “quem escreve no ponto”,  escolha a temática que mais lhe agradar e… boas leituras!
Ah… se optar por ler alguma destas sugestões dê-nos a sua opinião quando terminar!

P.S: Se ainda não respondeu ao questionário do aniversário do pontoTGA, faço-o aqui, por favor! Obrigada!

SUGESTÃO 1.   por Gabriel Silva
Uma sugestão que nos ajuda a refletir sobre o presente e o futuro: “The End of Competitive Advantage – How to keep your strategy moving as fast as your business” de Rita Gunther McGrath, da Harvard Business Review Press, publicado no ano passado.
Neste livro a autora mostra com adaptar a estratégia aos tempos de mudança. A estratégia é a direção de longo prazo de uma organização, com o objetivo de obter retornos mais elevados que os nossos concorrentes. A questão agora é conseguir ajustar esta orientação às mudanças do meio ambiente. Neste sentido todas as vantagens tem duração limitada e é necessário estra constantemente a desenvolver, explorar e reconfigurar a vantagem competitiva. Encontrará nesta obra dicas e alguns questionários que lhe vão ser úteis.

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SUGESTÃO 2. por António Calheiros

Você é um psicopata? Também acho que não. Mas, por precaução, já fez o teste? É verdade, existe um teste para verificar se uma pessoa é ou não psicopata. São 20 itens. Quer fazer? O pior que pode acontecer é ser diagnosticado como psicopata e ser preso ou internado num hospital psiquiátrico PARA O RESTO DA VIDA.

“The psycopath test”, de Jon Ronson, é um livro no limiar da não ficção. O autor apresenta-nos o teste (desenvolvido por um psiquiatra americano nos anos 1970), conta-nos que fez a formação para poder aplicá-lo e, com base nessas credenciais, mostra-nos que talvez os psicopatas sejam mais comuns do que nós gostaríamos. A partir daí, leva-nos numa viagem que questiona a nossa noção de normalidade e que nos leva também a questionar os polícias da normalidade. Se nos diagnosticassem como psicopatas, saberíamos contrariar o diagnóstico?

“Jon Ronson entra em contacto com psicopatas “clássicos”, que cometeram cruéis assassinatos, mas investiga também outros – os que dirigem empresas ou estão à frente de governos. E, ao acompanhá-lo pelos corredores das prisões somos levados a descobrir todo um mundo que vive e se alimenta da loucura – desde psiquiatras a lobbys farmacêuticos, que tudo farão para nos convencer que, nós ou os nossos filhos, precisamos urgentemente de medicação.”
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SUGESTÃO 3.   por Leonel Brites

Na revista Works That Work (worksthatwork.com) pode encontrar ensaios e histórias bem distintas do que encontra noutros meios de comunicação. A atual edição (n.º 3) tem como sinopse a frase designs from the past that have shaped the present, and designs from the present that will affect the future” e demonstra como o mundo está cada vez mais interligado. Para os momentos em que possa ler sem ter que olhar para os ponteiros do relógio. Se não a encontrar nas bancas, pode sempre aceder à versão em formato digital ou, inclusive, comprar individualmente os artigos que lhe interessam.

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SUGESTÃO 4.  por Rita Menezes

Kotler apelidou-o de brilhante; eu considero-o revelador. Aliando, de uma forma pouco habitual, a Ciência e o Marketing, Lindstrom mostra que, no domínio do Marketing, nada é deixado ao acaso. Numa linguagem acessível, somos conduzidos pelos meandros do cérebro humano, percebemos que zonas reagem a determinados estímulos e, por exemplo, ficamos a saber qual é o papel dos neurónios espelho ou dos marcadores somáticos no processo de tomada de decisões. Um livro indicado para curiosos, para quem quiser compreender melhor o comportamento do consumidor, para quem se deixa fascinar pela máquina fantástica que é o nosso cérebro.

Lindstrom, Martin. 2012. Buy.ology – A Ciência do Neuromarketing. Maia: Gestão Plus. 2ª edição. [Traduzido de Buy-ology – Truth and lies about why we buy, Nova Iorque, Doubleday, 2008, por Duarte Sousa Tavares.]

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SUGESTÃO 5.  por Liliete Matias

 Para quem gosta de viajar, “A Lua Pode Esperar de Gonçalo Cadilhe” é um livro espectacular que descreve os lugares por onde Cadilhe passou. Transmite-nos  um sentimento de querer conhecer todos os locais descritos,  apodera-se de nós a vontade de “colocar” mochila as costas e ir.  A forma como descreve os locais por onde vai passando é contagiante, com temas atuais, onde conta as suas aventuras, encontros e desencontros, subdesenvolvimento, as diferenças culturais e a beleza da natureza.

Este livro começa na Patagónia, em que o viajante escritor,  diz que cada pessoa tem uma patagónia por realizar, seguem-se a  indonésia, as ilhas do Pacífico e Índico, Tasmânia, Caraíbas, Europa e África. Só falta ir a Lua, mas Cadilhe responde “À Lua para quê? Tudo o que me interessa está aqui, na terra”.
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