Dando continuidade ao proposto na semana passada, seguem-se mais algumas sugestões para levar na mala nas férias.
Boas leituras!
Sugestão 4, por Cristina Trovão
“A realidade não é o que parece” de Carlo Rovelli
Férias é o tempo de olhar para o mundo com outros olhos e para isso nada melhor que voltar à base. Carlo Roveli convida-nos a uma viagem pelo Universo enquanto caminhamos à beira-mar. O Universo avança alheio aos nossos dramas e faz-nos perceber o pouco que sabemos. Há tanto por descobrir, há tanto com que nos maravilharmos!
Nesta viagem somos convidados a ver mais longe, a experimentar, a aplicar o pensamento científico. E tal como diz o autor, “o pensamento científico explora e redesenha o mundo, e oferece-nos imagens cada vez melhores dele: ensina-nos a pensar de modo mais eficaz.”
Convido-vos a ler este livro, a compreender melhor o Universo e o pensamento científico e depois a olhar e pensar o “nosso mundo”, a realidade de cada um, usando o mesmo método. Talvez assim sejamos cada vez mais eficazes.
Sugestão 5, por Rafael Cruz
“As Regras Essenciais de Warren Buffett” de Jeremy C. Miller
Quer conhecer as razões do sucesso de um dos homens mais ricos do mundo? Quer ter sucesso nos seus investimentos? Então este livro é para si.
Utilizando as cartas que Warren Buffett escreveu aos seus sócios, entre 1956 e 1970, o autor apresenta as «regras essenciais» que permanecem extremamente relevantes na atualidade, independentemente do clima de investimento, que tornaram Warren Buffett, o “Oráculo de Omaha”, num dos homens mais ricos do mundo.
Estes documentos, compilados pela primeira vez com a permissão do autor, realçam a estratégia de diversificação, o enaltecimento dos juros compostos, a preferência por tomada de decisões mais conservadoras e táticas que permitem melhorar os resultados em pelo menos dez por cento ao ano. Elas evidenciam um conjunto de princípios e métodos altamente eficazes que evitam as tentações modernas que abundam nos mercados financeiros, fornecendo uma abordagem básica e sensata aos mercados financeiros.
A obra permite assim conhecer em primeira mão a mente do grande investidor e as suas estratégias orientadas para o valor a longo prazo, que o ajudaram a construir a sua riqueza e que certamente mudarão a sua perceção sobre os investimentos.
Sugestão 6, por Dina Tereso
“IKIGAI viva bem até aos cem” de Francesc Miralles e Héctor García
Vivemos na Era da Informação e num ritmo de vida muito acelerado, aquilo a que muitas vezes denomino mais simplesmente como “a vida do corre-corre”. Corremos na ânsia de chegarmos mais rápido e nem todos sabemos exatamente para onde…
A filosofia IKIGAI, oriunda de Ogimi, em Okinawa no Japão, onde o número de centenários por cada 100.000 habitantes apresenta um valor muito superior à média mundial, revela-nos segredos simples para termos uma vida longa, saudável e feliz, encontrando a paixão que traz sentido ou propósito à nossa vida.
Este conceito japonês, poderia ser traduzido pela “felicidade de estar sempre ocupado”, estando relacionado com a logoterapia.
Descubra o seu IKIGAI, e tenha uma saúde duradoura do corpo, da mente e do espírito.