Com as férias à porta, seja no campo ou na praia, há sempre mais tempo para por a leitura em dia.
Já escolheu o seu livro?
Aqui ficam algumas sugestões de “quem escreve no ponto”, escolha a temática que mais lhe agradar e… boas leituras!
Sugestão 1, por Gabriel Silva
“Estratégia: O poder da gestão estratégica para identificar, explorar e resolver problemas” de Gabriel Silva e José Trovão Silva
Este livro, publicado no início deste ano, sintetiza conhecimento e investigação com aplicação prática, permitindo refletir sobre o novo normal gerado pela crise covid e tirar partido das mudanças que vão surgindo. A estratégia, que na definição de Drucker é a ação para a concretização de resultados, vai ser fundamental para aproveitar as dinâmicas que a mudança cria.
Neste livro encontra exemplos práticos de aplicação das principais ferramentas de estratégia que podem ajudar a encontrar soluções para ultrapassar os desafios da sua empresa.
Sugestão 2, por Rafael Cruz
“Bolsa – Investir nos mercados financeiros” de Miguel Gomes da Silva
Para quem tem interesse em investir nos mercados financeiros, este é um dos títulos de maior sucesso editados em Portugal e é o mais abrangente e atualizado, escrito por um autor português com mais de 20 anos de experiência nos mercados de capitais.
No livro é possível aprender mais sobre os conceitos essenciais que constituem a base dos mercados financeiros, nomeadamente os produtos negociados (ações, obrigações, fundos de investimento e derivados), as principais estratégias e alertas para negociar com segurança, os riscos e as vantagens dos diferentes ativos financeiros.
São também abordados temas como as crises financeiras, as técnicas para ganhar em qualquer mercado, a fiscalidade, entre outros tópicos. É um verdadeiro manual para quem pretende explorar o mundo dos mercados de capitais.
Como refere o prestigiado jornalista Nicolau Santos no prefácio, “quem ler este livro não fica com a garantia de se vai tornar milionário. Mas fica seguramente mais informado e mais capaz de tomar as decisões certas se e quando decidir investir em bolsa”.
Sugestão 3, por António Calheiros
“The Antidote” de Oliver Burkeman
Neste livro, em que o subtítulo “happiness for people who can’t stand positive thinking” explica logo ao que vamos, o autor analisa um conjunto de correntes / filosofias que inspiram pessoas e livros de autoajuda. Mas Oliver Burkeman olha para essas correntes / filosofias / gurus com uma perspectiva céptica, inquisitiva e rigorosa, concluindo quais são “banha da cobra” e quais têm realmente algo de relevante a ensinar. Assim, se querem perceber o que existe de útil / válido no pensamento positivo, no estoicismo, na meditação, nos objectivos SMART, carpe diem, etc., têm mesmo que ler este livro.