Com as férias à porta, seja no campo ou na praia, há sempre mais tempo para por a leitura em dia.
Já escolheu o seu livro?
Aqui ficam algumas sugestões de “quem escreve no ponto”, escolha a temática que mais lhe agradar e… boas leituras!
SUGESTÃO 1, por António Calheiros
Are you smart enought to work at Google?, por William Poundstone
Neste livro, William Poundstone partilha alguns dos testes e perguntas mais invulgares e difíceis que a google e outras empresas exigentes no recrutamento colocam aos seus candidatos.
É uma leitura interessante para todos, especialmente para quem tem curiosidade sobre estas empresas. Também pode ser uma leitura útil para quem anda à procura de emprego, pois além das questões, o autor também apresenta as respostas e explica o que as empresas pretendem com cada questão e qual é a lógica que se deve seguir, mesmo quando a resposta é (ou aparenta ser) impossível.
SUGESTÃO 2, por Vanessa Baeta
Histórias que o meu chefe nunca me contou, por Juan Mateo
Pequenas histórias sobre comunicação, liderança, gestão, excelência, criatividade em storytelling.
Um livro pequeno mas que traz conteúdos muito interessantes e obriga-nos a pensar sobre as nossas equipas.
SUGESTÃO 3, por Marcos Ramos
“Economia, Moral e Política”, Vítor Bento
Uma abordagem interessante da economia, cruzando-a com os valores morais e a atuação política. Vítor Bento, o Chairman da SIBS e antigo Conselheiro de Estado, analisa e desenvolve uma perspetiva interessante em que todas as ações políticas e não só, que visam objetivos económicos são moralmente orientadas e que dessa forma as três disciplinas (Economia, Moral e Política) não podem ser dissociadas.
O livro é de 2011 mas o tema é intemporal e tem relevância atual tendo em conta a recente transferência de atores políticos para empresas privadas e a discussão da sua moralidade. Que princípios estão subjacentes a estas decisões e de que forma cada um de nós avalia as decisões a tomar no dia-a-dia, sozinho ou em sociedade. Aborda a temática da transgressão e a forma como os valores morais e culturais influenciam o comportamento dos indivíduos e dos grupos.