Está ou vai de férias?
Quer levar um livro para ler e está em dúvida sobre qual escolher?
Fique com as sugestões de “quem escreve no ponto”,  escolha a temática que mais lhe agradar e… boas leituras!
SUGESTÃO 1. por: Gabriel Silva

Clayton M. Christensen, Kames Allworth e Karemn Dillon escreveram um livro notável: “Como avalia a sua vida?”

Este livro resultou de um conjunto de reflexões de Christensen, professor da Harvard Business School na disciplina do MBA “Construir e manter uma empresa de sucesso” onde se estudam “… teorias relacionadas com as várias dimensões do cargo de diretor-geral. Essas teorias são afirmações sobre as causas e os porquês das coisas que acontecem. (… ) Utilizamos em seguida as teorias para prever os problemas e oportunidades que essa empresa virá provavelmente a enfrentar no futuro e para prever que ações devem desenvolver para lidarem com elas”.

A seguir o autor vai aplicar essas mesmas teorias de gestão à vida pessoal de cada um para responder à questão central do livro: Como avalia a sua vida?

O resultado é surpreendente e mostra bem o poder de teorias sólidas para ajudar cada um de nós a encontrar a sua resposta.

Boa leitura.

O Prof Christensen é considerado o mais influente pensador do mundo na área de gestão pelo Thinkers50 pelas contribuições relevantes para a gestão em particular na área da inovação.

Como_Avalia_Sua_Vida

 

SUGESTÃO 2. por: António Calheiros

O último livro que comprei foi o “When to rob a bank…”. Ao contrário do que o título pode sugerir, não se trata de um manual para bandidos, mas sim do livro mais recente de Steven Levitt e Stephen Dubner, os autores da colecção Freakonomics. O livro ainda não tem edição em português, ao contrário dos seus antecessores Freakonomics, SuperFreakonomics e Pense como um freak.

O que acontece nestes livros é que os autores, um economista “diferente do habitual” e um jornalista “mais curioso que o habitual”, investigam questões que parecem ter explicações muito simples mas que, com a utilização de modelos mentais e métodos estatísticas e de investigação da ciência económica, acabam por desmontar a percepção popular e simplista das questões e encontrar explicações e ligações muito interessantes e esclarecedoras sobre um conjunto de temas.

É uma leitura fácil, mas muito enriquecedora, pelo que aprendemos sobre os temas abordados, e porque nos vai fazendo olhar para a realidade à nossa volta com olhos diferentes.

when_rob_bank

 

SUGESTÃO 3. por: Gabriel Silva

“Os Principais Modelos de Gestão” foi escrito por dois consultores Gerben Van Den Berg e Paul Pietersma.

Nesta obra os autores apresentam diversos modelos de gestão que podem ajudar a melhorar a performance das empresas. Alguns são muito conhecidos e aplicados frequentemente, outros são menos conhecidos mas os autores aplicam-nos no seu trabalho de consultoria com excelentes resultados.

Os modelos cobrem todas as áreas e incluem modelos de estratégia, organização e governança, finanças, marketing e vendas, operações, gestão da cadeia de fornecimento e compras, inovação, gestão da tecnologia e negócio eletrónico, recursos humanos e gestão da mudança e ainda liderança e gestão (inter) cultural.

Os autores descrevem brevemente cada um dos modelos salientando as suas vantagens e limitações sendo, por isso, uma excelente obra de divulgação que poderá abrir novas perspetivas de reflexão e de atuação

principais_modelos_gestao

 

SUGESTÃO 4. por: Liliete Matias

Para quem gosta de viagens mais arrojadas e aventureiras sugiro o livro “Portugal a Pé” de Nuno Ferreira.

De uma forma encantadora o autor dá-nos a conhecer Portugal numa viagem do Algarve ao Minho pelo interior de Portugal. Durante dois anos percorreu o nosso país e como o autor refere: “Portugal é assim mal gerido mas definitivamente muito bonito”.

No decorrer da sua viagem passou por vagabundo, contrabandista ou peregrino a Fátima, e assim ia redescobrindo um país esquecido.

Ao longo do percurso foi encontrando quem ousa viver longe da cidade e faz questão de manter viva as tradições.

Redescobriu belezas escondidas, vales estreitos entre fragas em São Macário, cascatas perdidas na Serra de São Mamede, lameiros entre as águas bravias e geladas de rios transmontanos como o Maçãs ou o Sabor, searas ondulantes e douradas na planície alentejana, garranos à solta entre a névoa da Serra Amarela.


portugal_a_pe