Pois é, este é o post nº 100 do pontoTGA! E 100 é um número mágico. Mas porquê? Será por ser assim redondinho?
Quando atingimos o número 100 fica a sensação de que algo de especial aconteceu. Recordam-se quando na escola chegávamos à aula nº 100? Era dia de festa! Se o professor deixasse, até levávamos bolo. E quando, agora, atingimos os primeiros 100 likes? Ou quando um jogador faz o seu 100º jogo? Festeja-se, claro!
O 100 parece que nos dá a sensação de que algo fica completo, a sensação de etapa cumprida. Talvez seja por analogia com o 100%.
Sonhar com o número 100 pode representar um novo começo, algo diferente de qualquer coisa que se fez antes. Pode também representar a perfeição.
Para mim o número 100 tem ainda um outro significado bem especial. O 100 transporta-me para junto da minha avó.
Cresci na expetativa de festejar o 100, os 100 anos da minha avó. A minha avó definiu alguns objetivos para a sua vida que nos repetia frequentemente. Um deles era chegar aos 100 anos!
Cada aniversário era uma vitória. A minha avó não sentia o peso dos anos, apenas a alegria de estar mais próxima da sua meta. Apagava as velas e dizia: “Já falta menos um!” E assim eu aprendi que ter muitos anos era uma coisa boa.
Este objetivo moldou a sua vida, a sua forma de encarar os desafios constantes que lhe surgiam, a sua forma de estar com os outros e com ela própria. A minha avó cuidava da sua saúde e do seu aspeto. Tinha cuidado com a alimentação, com a pele e não dispensava a ida ao cabeleireiro. A minha avó cuidava dela e cuidava também dos que a rodeavam. Cuidava e inspirava. E não perdia uma oportunidade para celebrar cada uma das pequenas vitórias do dia-a-dia que alcançava.
Com ela eu aprendi a importância de termos objetivos de longo prazo, de nos mantermos focados no que é mais importante e de celebrarmos cada vitória, por mais pequena que seja.
Ainda não decidi se quero chegar aos 100 anos, mas quero viver bem comigo e com os outros cada ano que passa e fazer de cada aniversário uma vitória.
No próximo domingo, dia 26/7, celebra-se o Dia Mundial dos Avós e o meu pensamento vai estar com ela.
Neste dia, pense nos seus avós e dedique-lhes um momento. Pense em tudo o que lhe ensinaram, pense naquela que foi certamente uma das maiores heranças que recebeu: o seu carinho, a sua experiência, o seu exemplo.
Um viva, aos avós!!!!
A herança que nos deixaram: VIVER a VIDA em PLENITUDE:))))))
Carmo Silva