A Internet tem sido vista como um canal de compras que possui inúmeros benefícios. Aqui, no pontoTGA, no artigo “As potencialidades do mundo digital”  poderá ser analisada a dimensão deste mundo.

Neste sentido, a existência de websites que cativem o consumidor poderá ter subjacente a ideia de que um website terá mais valor que outro e, desta forma, escolhe um website para efetuar as suas compras em detrimento de outros.

Nesta perspetiva, a forma como uma loja online está desenvolvida poderá levar a que os consumidores efetuem mais compras.

Assim, interessa saber que parâmetros poderão ser relevantes na avaliação do design de uma loja online e que questões o empresário online deve fazer em cada uma dessas dimensões.

Dimensão Questões
Usabilidade Na minha loja online o processo de compra é mais facilitado que na concorrência?O cliente tem facilidade em memorizar os conteúdos da minha loja online?
Aspetos visuais Os gráficos e imagens têm melhor qualidade que a concorrência?O texto escrito está coerente com a filosofia da empresa?O aspeto visual do website está de acordo com a loja no “mundo tradicional”?
Adequação Técnica Qual a probabilidade do sistema falhar?A pesquisa de informação e produtos é mais rápida que noutroswebsites?O modo como está disponível a informação é mais navegável?
Conteúdo e Segurança Existem políticas claras de proteção do consumidor?A informação disponível online é mais fiável que na concorrênciaA loja online e offline têm a mesma informação disponível?

Existe responsabilidade do pessoal de apoio?

Todas as dúvidas colocadas serão esclarecidas mais rapidamente que nas lojas online concorrentes?

Comunicação Que informação irá ser divulgada aos clientes?Qual a frequência de contacto com os clientes?Existirá informação corporativa na loja online?

Existirá possibilidade de acompanhamento das encomendas pelos clientes?

Na resposta a estas questões, o empresário terá respostas para o lançamento e melhoria do seu negócio online. Todavia, a resposta a estas questões deverá ter sempre como foco uma variável central: o cliente.