Para muitas empresas o investimento em marketing digital está no topo das prioridades. Para outras ainda é algo visto como acessório.

Mas para quê estar presente nas redes sociais? Porquê ter uma loja online? Porquê ter um site responsive e com vários idiomas? Porquê investir em publicidade online?

Nem sempre é fácil compreender o retorno investimento financeiro nestas áreas e por isso, uma boa forma de avaliar é olhar para os números e analisar as potencialidades que o meio digital proporciona.

Os números podem revelar oportunidades e são fundamentais nos processos de decisão.

Vejamos…

A população global é de 7.210 Biliões;

3.038 Biliões são utilizadores da internet. O primeiro bilião foi alcançado em 2005. O segundo em 2010, o terceiro em 2014;

A China é o país com a maioria dos utilizadores (642 milhões em 2014). Representa quase 22 % do total e tem mais utilizadores do que os Estados Unidos, Índia e Japão juntos;

Existem 2.126 Biliões de utilizadores ativos das redes sociais.

Diariamente são:

  • Enviados 205 Biliões de e-mails;
  • Feitas 3.5 Biliões de pesquisas;
  • Visualizados 8,4 Biliões de vídeos no youtube;
  • Feitas 145 Milhões de chamadas através do skype;
  • Visualizados 3 Biliões de vídeos no facebook;
  • Enviadas 30 Biliões de mensagens via whatsapp;
  • Feitos 755 Milhões tweets;
  • Colocados 70 Milhões de vídeos e fotos no instagram.

Prevê-se que em 2016, a nível mundial, as vendas por via eletrónica atinjam 1.920 biliões de dólares. O que significa um crescimento de 82% face a 2012.

Segundo previsões da IDC ( International Data Corporation ) em 2020, todos os setores económicos mundiais, desde a indústria, passando pelo retalho, banca, seguros, energia, turismo e saúde, serão liderados por empresas com uma forte presença na economia digital.

Uma das prioridades do novo quadro comunitário, Portugal 2020, é a aposta nas áreas da Inovação e Sociedade Digital. São exemplos de investimentos enquadráveis a elaboração de planos de marketing, o registo de marcas e patentes, a criação de sites, de lojas online e de novos conteúdos eletrónicos, marketing digital, entre outros.

 Então, o que espera?

 

Fontes: We Are Social; Statista, Internet Live Stats, Internet World Stats, Government Data.