Estar bem connosco e com a vida é um esforço que deve ser feito todos os dias. Todos sabemos – ou pelo menos sentimos – que nem sempre conseguimos ter essa atitude heroica e positiva que nos dias de hoje tanto se apregoa.

Todos reconhecemos a importância de preservar essa atitude positiva. Por outro lado, nestes tempos de austeridade, em que a abundância se traduz apenas na falta de valores morais e éticos, o grau de dificuldade para Ser ou Estar positivo vai aumentando.

Cada um de nós tem de reconhecer os seus limites, todavia devemos ser proativos conscientes e acreditar que nos podemos superar.

Portanto, não custa nada prestar atenção às regras de boa educação, mostrar comportamentos e comunicar adequadamente nos diferentes momentos do nosso dia-a-dia.

A comunicação implica transmitir e é o primeiro passo para nos integrarmos em novos contextos sociais. Em suma, o processo de comunicação apresenta-se de várias formas: comunicação verbal, escrita e não-verbal. Contudo, em qualquer uma delas existem sempre desvantagens e a principal é não sabermos passar corretamente a mensagem a quem a desejamos transmitir.

Para não corremos riscos ou ficarmos tristes com o nosso desempenho pessoal, é determinante que em certos momentos da nossa vida tenhamos atenção à nossa imagem, à energia e aos sinais que emanamos, (muitas vezes inconscientes), pelos gestos, pelas expressões faciais, isto é, pela linguagem corporal. Para que tal não aconteça é prudente não prescindirmos de colocar em prática algumas das regras essenciais para gerar boas relações pessoais e profissionais.

I – A primeira imagem que passamos é a mais importante, não existe uma segunda oportunidade para o fazermos, por isso não facilite, use todos os seus recursos: use vestuário adequado ao momento e, em caso de estar entre desconhecidos, mantenha uma expressão facial de satisfação.

II- Não vá a nenhum evento sem previamente estar informada/o onde vai decorrer. Ir a um cocktail à beira mar não é exatamente a mesma coisa que ir um cocktail numa loja no centro da cidade Tenha atenção ao tipo de evento em que vai participar e escolha com pormenor a roupa a vestir. Não tenha medo de pedir ajuda a quem sabe. É preferível fazê-lo a desgastar a sua imagem.

III- Seja sofisticada/o, não pretenda conhecer todas as pessoas no mesmo dia, faça precisamente o contrário, aproveite para se dar a conhecer.

IV- Quando alguém lhe for apresentado/a estique a mão e dê um aperto de mão com vigor e confiança. Só deverá dar dois beijos, se outra pessoa que lhe apresentarem o fizer primeiro

V – Estar descontraída/o entre desconhecidos obriga a um exercício continuado de autoconfiança. Não se descontrole, movimente-se pelo evento como se procurasse alguém que ainda não chegou. Seja cuidadoso/a na forma como se move, tenha atenção à postura corporal.

V- Sempre que alguém inicie uma conversa sem se apresentar, mostre a sua cortesia e apresente-se de imediato, não fale com a pessoa sem saber com quem está a falar. Caso se veja na obrigação de o fazer, seja amável e dê respostas curtas. Esse tipo de atitude mostra credibilidade, respeito e facilita o relacionamento interpessoal.

VI- Chegue a horas, não se assuste em ser o primeiro/a a chegar ao evento. Em Portugal o hábito instalado de falta de pontualidade demonstra falta de educação e de respeito pelos outros.

VII- Lembre-se que com a mudança de estação do ano existem uma série alterações que convém reconhecer: as cores, os padrões, os cortes da indumentária e o perfume a utilizar devem ser revistos nestas épocas do ano.

VIII- Em eventos formais as mulheres devem optar por usar bolsas de mão, tendo assim a oportunidade de levar consigo o telemóvel, carteira, batons etc., são perfeitas para diferentes eventos: casamentos, galas e outros.

IX – No decorrer de uma refeição, sempre que uma senhora se aproxima da mesa, os cavalheiros sentados devem levantar-se e só depois da Senhora se sentar ou retirar, poderão voltar a sentar-se.

Não se esqueça: “Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento.” (Eleanor Roosevelt)