Comunicar com rabiscos

O que faz quando lhe ocorre uma ideia que não pode esquecer? Ou quando quer explicar uma mensagem mais complexa a alguém?

Procura o papel mais próximo e “rabisca”?

Guardanapos do café, post-its e até talões do supermercado e do multibanco, todos servem para “rabiscar”!

Os desenhos são meios eficazes de comunicação e úteis na forma de ilustrar conceitos e passar uma mensagem. Esta forma de expressão ajuda a encadear ideias, a desenvolver raciocínios, a ser mais criativo, a solucionar problemas e a comunicar com mais eficácia.

Comunicar por «rabiscos» faz parte da natureza humana e um rabisco pode, de fato, ser mais claro que mil palavras!

Se a sua profissão o exige comunicar frequentemente perante uma audiência ou equipa, faça o teste! Numa primeira vez, fale sem recorrer aos desenhos e repare em quem tira notas. Numa segunda vez, enquanto falar, dê forma visual às ideias desenhando modelos que ilustrem os seus pensamentos e veja quantos copiam os modelos e quantos tomam notas.

A “arte de rabiscar” não exige que tenha talento para desenhar! Com desenhos simples e claros, o seu público tem a sensação de que também o conseguiria fazer. E se praticar esta forma de comunicar vai melhorar os dotes de artista.

O livro das decisões* apresenta alguns truques úteis:

  1. Desenhe enquanto fala. Em tempo real todos os rabiscos são compreendidos.
  2. Uma imagem vale mais do que mil palavras. Desenhe um iceberg para chamar a atenção para um problema crescente, uma ponte para mostrar ligações, uma pirâmide para uma hierarquia, um funil quando pretende consolidar ideias.
  3. Familiares mas diferentes. Toda a gente entende os sinais de trânsito, ou os sinais de reprodução e pausa do controlo remoto.
  4. Crie uma estrutura. Se tiver de discutir ideias importantes mas não relacionadas, escreva-as e faça um círculo em cada uma.
  5. Errado mas forte. Se desenhar uma linha torta, não corrija de modo a não “perder o fio à meada”. O mesmo é válido para o caso de os círculos ficarem com aspeto de ovos.

Teste estas dicas nas próximas reuniões, palestras, sessõesde brainstorming com a sua equipa!

Se já utiliza esta “técnica”, partilhe connosco os seus truques!

 

*O Livro das Decisões, Roman Tschappeler e Mikael Krogerus.